terça-feira, 23 de agosto de 2011

Idéia para arrefecer a "mini"

Para aqueles que, como eu, não deixam o frigorifico ligado e / ou têm o dito avariado, eis uma sugestão para arrefecer a bela da mini, ou outra bebida qualquer, em pouco tempo.


1 Saco com gelo ( não é necessário muito ) - Fornece o frio
1 Ltr H2O - Aumenta superfície de contacto
1/2 kg Sal - Diminui temperatura de fusão do gelo
1/2 Ltr álcool - Rouba e transporta o calor do corpo mais frio para o mais quente.

não se pode dizer que a coisa fique barata, mas por graça ou para desenrascar serve na perfeição ...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Uma cronica que são três


Ei-nos de volta às navegações.

Após algum tempo de paragem para manutenção do Blue Seven, realizada na Marina do Parque das Nações, voltamos às navegações.
A primeira saída, no final de Junho,  foi  um passeio a Cascais realizada em conjunto com o White Fin.

A Selma já só quer ir ao Leme

Blue Seven pronto para ir para a água

Logo após breves momentos, dei comigo a pensar a diferença que um fundo limpo faz ...  não que o fundo tivesse muito sujo, mas não é preciso muito para se notar de imediato a diferença no andamento.

Após uma paragem técnica nas Docas, para retirar um cabo preso ao hélice do White, seguimos viagem até Cascais, com as "Catraias" do Luís e da Zezinha a bordo do Blue Seven.

Preparação da equipa de mergulho :-)
Equipa de mergulho 

A partir daí, foi uma viagem a cantarolar e a contar histórias infantis até ao  final, para além, de despique com o White Fin !! 
Quem manda os mais  pequenos meterem-se com os grandões. White ( 1 ) Blue ( 0 ) temos de aguardar pela desforra!!

A jovem tripulação 

A Selma nas sete quintas !!

Pernoitamos em Cascais, demos a voltinha da praxe à noite e regressamos após o almoço. 


Cascais em tons de cinzento

Cmd. Luís e sua imediata

Motim em terra 
Com a Selma a ficar em Cascais, não imaginava o espetacular regresso que me aguardava !
Nada de fotografias do regresso, não dava para tirar os olhos das velas e as mãos do leme. Vento pela popa de 18 - 20 nós, com as velas aparelhadas em borboleta e o Blue Seven a 12 nós.


Fim de semana de 16 e 17.

O jovem engenheiro que comigo está a fazer um estágio, mostrou interesse em fazer um baptismo de vela, pelo que fiz-lhe o favor e trouxe-o comigo para uma velejada.

Na realidade a ideia seria levar o Blue Seven para Sines, pois tinha tirado 5 dias de férias e fazíamos intenção de passar por lá essa semana.

Hamza ao leme 

Pensamos e tudo preparamos para fazer a viagem, atestamos a dispensa do BS o os vários depósitos para satisfazer as necessidade da semana que se avizinhava.

Contudo,  e já com a equipa toda a bordo, que é como quem diz o Hamza e o Luís, optamos por não rumar a Sines, mas sim ficar por Lisboa. As as previsões, que não tinha acompanhado devidamente, por falta de tempo, agravavam-se e seria uma semana de grande ventania o que não se tornava nada simpático para uns tranquilos dias em Sines.

Como o Luís tinha mesmo de ir para Sines, ficou na Docas, e nós rumamos, uma vez mais, a Cascais e foi lá que almoçamos, não sem antes dar uma mergulhada e verificar para grande espanto, penso até que bebi uns pirulitos que o Zinco ( novinho em folha !! ) tinha desaparecido.
Contacto para aqui, contacto para ali, deixei o Blue Seven em Belém para subir e colocar de novo o  zinco.

Um lindo barco

Fim de semana de 30 e 31 de Julho

Uma vez mais sem miúdos, mesmo com as saudades a agravarem-se resolvemos ir ao Seixal.

Estávamos na expectativa para ver como iríamos fazer à noite pois pensamos que o novo pontão não estaria operacional, felizmente enganamo-nos ! e logo à chegada, demos com a nova infraestrutura, que nos alegrou, sem dúvida permitirá outro conforto a quem se desloca de barco ao Seixal.

Aspecto do pontão

Pelo que nos percebemos, está finalizada a primeira fase da obra, estando disponível um pouco mais do dobro da capacidade total, contudo já permite um embarque/desembarque sem a fala de segurança de outrora.

Por outro lado, a edilidade local, ancorou dois barcos tradicionais, o "Amoroso" e o "Baía do Seixal", que ocupam grande parte dos pontões.

Tivemos a companhia do "Vira Ventos" e da sua simpática tripulação que nos deu uma mão a encostar ao  Baía do Seixal,  e por ali fiquei, não fosse alguém chegar e ocupar o lugar.

Só se vê coisas destas no Seixal e na Costa Nova

Combinamos um jantar com a Maria João e o Zé Ricardo num restaurante perto da Charneca da Caparica e apesar de irmos com intenção de ir a uma festa numa praia da Costa da Caparica, demos connosco cheios de sono e regressamos ao Blue Seven.

Domingo levantamos cedo, fomos à praia mesmo ali ao lado, e tivemos a agradável companhia da Filipa e do Nuno Tomás para o almoço,  um belo fim de semana.

A Filipa e o Nuno, com a Selma com a habitual boa disposição
Nota para a água, gradualmente, mas de forma consistente apresenta melhoras no odor, na coloração, espero que na componente química também. Sendo que, cada vez mais chagam relatos de avistamento de Golfinhos, possivelmente corvineiros, que sobrem a estas águas. Nada mal, espero que seja par ficar e que um dia os aviste também.

O regresso, foi muito, mas mesmo muito bom !! uma velejada de luxo como o amigo João Rodrigues diz,  uma bolina serrada, mas consistente em sintonia com o encorpado vento de NNO na casa dos 20 nós.


A velejada de luxo
Nada mal para começar...