sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Galhofas na MPN - Marina Parque das Nações

No fim de semana de 24 e 25, tivemos a companhia do Galhofas e da sua simpática tripulação que connosco foi ter à MPN.

  
Passada a noite de Sábado para Domingo, cedo saímos para o Seixal, seriam 10:30, não sem antes ter preparado o HMIV, nova bateria e 20 Ltr de gasolina, para o Pedro levar para a Marina de Cascais, seu local habitual de amarração.
Saida do Galhofas da MPN.

Selma ao leme.
As habituais graçolas dos miudos, nesta fase ando a fazer tudo por tudo para o Gui levar a coisa na desportiva, não forço a andar à vela, se andar de barco já não é mau !!
O Francisco, já com outra idade lá vai fazendo o jeito e com o bom tempo até se vai divertindo a bordo.
Com a maré práticamente cheia, optei por tentar fazer um atalho. E como quem se mete em atalhos mete-se em trabalhos, calhou-nos a nós a trabalheira e o Stress da situação.

Quando tentávamos cruzar do canal do Barreiro para o canal do Seixal, apesar de ir sempre a olhar para a plotter, fomos de encontro a um baixio, deve ser bem conhecido pois até tem uns paus ao alto para os mais distraido não cairem na ratueira.

Voltamos rápidamente para trás e uma vez que estavamos no canal do Barreiro seguimos práticamente até ao final do mesmo, afim de dar tempo para a maré subir ainda mais, decorria uma regata de optimist.

Sabendo préviamente que não existe passagem entre os canais e estando praticamente maré cheia, tentámos passar entre os dois canais. A coisa parece fácil contada, ...,  eu olhando constantemetne para para o GPS/Plotter a Selma ao leme e os miudos já fartos e a rezingar de andar  a passo de caracol, lá conseguimos uma brecha e conseguimos passar, à rasca é certo, que é como quem diz +/- 1,0 mtr de água, mas que passamos passamos.

Chegados ao Seixal, todos transpirados da Stresseira do momento anterior, paramos no pequeno cais com a ajuda dos marinheiros locais, almoçamos a bordo e demos a habitual passeata.

A molhada no Seixal
A miudagem a almoçar
O Seixal com a maré cheia

Tivemos a companhia do António do Beagle que também lá tinha ido almoçar, mas por breves momentos porque estava de saida.


No final do dia, foi tempo de combinar novas saidas em conjunto e de despedidas.


O Gui ao leme com o canal do Seixal por trás.


A Selma "entretida" com os miudos a estudar e a por a leitura em dia, sempre foram cerca de duas horas de estudo, nada mal !!

Sala de estudo no Blue Seven.


Eram cerca das 18:00 quando nos cruzamos com a frota ANC que tinha ido a Alhandra para a regata do 25 de Abril, pelo que me contaram muito participada e animada.

Chegamos à MPN pelas 18:30, onde como é habitual tinhamos um marinheiro para ajudar na manobra.

1 comentário:

  1. Rica vida! Dá para ver que em aguas mais salgadiças a animação é incomparável.
    Lá para Julho vou tentar "explorar" esse mar.
    Abraço

    ResponderEliminar