segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A "primeira " viagem do Blue Seven ao Seixal.

Conforme combinado, e após o respectivo atraso devido a compras de última hora, lá saímos da Marina do Parque das Nações no dia 18, pelas 14:30, e após navegar contra a maré até ao Cais do Sodré com vento de Norte na casa dos 7/8 nós, apontamos ao Seixal, seguindo o respectivo balizamento à risca.
Agora já com a maré a favor, com vento de 10/11 nós, lá fizemos uma média de 6 nós bastante satisfatória

Após chegarmos ao Seixal, encostamos no pequeno cais, que dá no máximo para dois barcos do tamanho do Blue Sevan e demos a voltinha da praxe pelo Seixal. Sempre que lá vou não me canso de reparar nas caravelas que estão nos candeeiros de iluminação publica, como a imagem retrata.

Saímos do cais, não fosse o espaço ser necessário para um visitante de última hora e ficamos na primeira poita que apareceu.

A maré já estava a descer e tínhamos 4,5 mtr de profundidade. Jantamos, ouvimos o relato do Bósnia - Portugal e eis que me lembro de ligar a instrumentação e verificar a altura da água.

Estava com 1,3 mtr de água e a maré continuava a descer, pelo que, às 23:30 tivemos de procurar novo "poiso" para prenoitar. Assim e, apenas com duas tentativas agarramos a nossa poita, grande, a meio da baia e com toda a segurança e descontração recolhemos ao nosso confortavel habitat, onde nos aguardava mais um bom vinho e uma boa conversa sobre o nosso tema de eleição "os nossos miúdos".

Acordamos, tarde e a más horas (pelas 10:30 eu, porque o meu Skiper, já há muito andava na sua lide) e após um reconfortante pequeno almoço, pude ser contempalda com os uns timidos raios de sol que me permitiram dedicar-me à minha actividade predilecta...ler, ler e ler... e apanhar uma belissíma tonalidade de fim de epoca. (Selma)

Dia 19, pelas 13:30 saímos da baía do Seixal e rumamos a Lisboa com vento de Nordeste na casa dos 8/9 nós, onde almoçamos.

Por volta das 16:00, saímos de Lisboa em direcção à Marina do Parque das Nações, numa velejada muito tranquila mas, com o vento já do quadrante sul a adivinhar alterações significativas das condições atmosféricas que afinal só se verificaram no Sábado.

Como tudo tinha de ser experimentado, nesta primeira de muitas odisseias com nosso Blue, asteamos o balão. E, apesar do vento fraco que se fazia sentir, para nosso espanto fizemos uma boa figura. Com a Selma ao leme, rapidamente chegamos ao destino. Pelas 16.30, a meia hora do nosso destino, anunciamos a nossa chegada e, para nosso espanto a mesma foi brindada com a presença de dois Marinheiros que, de uma forma muito simpática nos ajudaram na manobra .