segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A vez do Ricardo

Após um valente interregno, foi com prazer que combinei com o meu colega de Pós Graduação e amigo uma saída no Blue Seven.

Já sabia que o Ricardo tinha experiência, pois o seu pai foi o proprietário do veleiro "25 de Abril" durante muitos anos. Pelo que assim que passei as comportas da Marina do Parque das Nações passei-lhe o leme. Ele ficou a olhar, e certamente a pensar o que eu estaria a pensar ...



Cedo deu para perceber que o Ricardo, apesar de fazer muito tempo que não navegava, tinha a escola toda, pelo que, como é meu habito, dediquei-me na integra a outras tarefas e o feliz Skipper lá mantinha a rota pretendida sem grande dificuldade.

Comuniquei com o Luís do Galhofas, via VHF, em geito de brincadeira para estar atento pois ia passar um Bavaria 36 a todo o gás, coisa para os 12 nós no mínimo,  pelo que, queria que estivessem preparados não fosse cair alguém à água com a onda levantada....
Bem a coisa não aconteceu nada desta forma, pois o vento fraco e incerto não colaborou. Ora parava quase por completo, e nós navegávamos contra a maré, ora subia abruptamente chegando aos 20 nós e era a bela da orçadela.
Foi nessa altura que disse ao Ricardo que ia ficar com os braços tipo Popey. Mais tarde, já da parte da tarde com vento de 28 nós, respondeu dizendo que só agora estava a perceber o significado da frase.
Cruzamo-nos com o Galhofas pelas 11:30 em frente ao cais de Santa a Polónia. Já regressavam, pois tinham outros compromissos familiares.


Depois de uns bordos por baixo da 25 de Abril, ( ponte )  fomos almoçar às Docas. O almoço esse foi confeccionado na vespera pelo Ricardo, ainda não acredito bem, mas diz que foi ele o "Chef " da ementa. Já sei quando quiser umas comezanas de jeito é só chamar o Ricardo ...



As gaivotas agradecem sempre as migalhas de pão e o resto do que se almoça, pelo que desta vez também não foi excepção



Saímos das Docas, cruzamos o padrão dos descobrimentos e como a maré estava a subir, mas por pouco tempo, alteramos a rota e rumámos a montante, que é como quem diz iniciamos a subida do rio.

Desta feita, optei por um rumo substancialmente diferente, fizemos um bordo de quase hora e meia pelo canal do moita, pelo que ficamos bastante afastados da margem norte do Tejo, como a maré estava no estofo não haveria problemas.




Aí sim, dei para navegar, vento na casa dos 25 - 28 nós, vela grande no 2º rizo, genoa inicialmente rizada a 25 % e no fim a 50 % a habitual mareta tocada a vento e o Blue Seven a fazer um ângulos de bolina muito fechados e a navegar a 9 nós de velocidade.
Nada mau, deu para tirar uma breve soneca, e só não foi maior porque o Ricardo não parava quito, ainda se pensou no chá das 15:00 mas as coisa estáva agreste.

Chegamos à MPN pelas 16:00, boa hora para ir para casa sofrer... e de que maneira pelo SLB.

Sem comentários:

Enviar um comentário