segunda-feira, 6 de junho de 2011

Passeio ao Rosário

A tripulação do Blue Seven em parceria com a Marina do Parque das Nações e a Associação Nacional de Cruzeiros, voltou a organizar o que apelidamos passeios "Rio Acima",  desta fez com o primeiro passeio ao Rosário


Desta vez, ao contrário do que inicialmente previmos e esperava, a curiosidade em trono do passeio foi grande, contudo tal não se traduziu em muitas inscrições e conseqüentemente os participantes ficaram a quem das nossas expectativas. Talvez as adversas condições meteorológicas e algum desconhecimento do local tenham sido os principais responsáveis.


Para a estatística ficam nove barcos e os 35 participantes.

Do programa proposto, constava uma recepção aos barcos participantes, residentes na MPN ou não, e uma vez, que a as condições climatéricas no Sábado não foram as melhores, optamos por utilizar o edifico principal da Marina em detrimento do simpático espaço exterior, como já vem sendo habitual.



A recepção correu de acordo com o planeado, é muito gratificane para nós enquanto organizadores, verificar que as pessoas apreciam  e que o local rapidamente se torna um sitio de troca de experiências de valorização da comunidade náutica seja ela adepta da vela ou do motor.


Aproveitamos para fazer um breefing com os participantes e disponibilizar alguma documentação do evento, nomeadamente a rota que preparei e que devia ser respeitada,  e o que de mais se iria passar no Domingo.

A noite, foi livre pelo que cada um optou por fazer aquilo que mais lhe convinha, a grande maioria foi para os restaurantes vizinhos à MPN ver o final da Liga dos Campeões.


Domingo brindou-nos com um amanhecer comprometedor, o sol teimava em não aparecer e os "meteorologistas" residentes avisavam que os sites de referência previam uma valente carga de água para as 15hr ... mas compromissos são compromissos e decidimos avançar com o planeado na mesma.

Seja como for, a previsão não se verificou e se, de facto, não tivemos grande sol, também não tivemos chuva e a temperatura manteve-se nos 20, 23 graus, mesmo assim agradável.


Não obstante esses avisos, e as conseqüentes desistências de última hora, a frota zarpou às 10:30 e começamos a nossa pequena jornada em direção à baía do Montijo e ao Rosário em particular.


Grande inveja a minha a ver o White Fin e o Eliefe a fazer grandes bolinadas à minha ré e eu com um ar fresquinho vindo do porão, mais precisamente do porão do motor.


A Filipa Villar optou por fazer a viagem de semi-rigido, pois poderia ser necessário prestar auxilio, coisa que não se verificou.


Entrada da baia da Montijo / Moita com a base aérea a BomBordo



A sempre boa disposição a Bordo do Blue Seven, com a habitual discussão de quem manda mais a bordo ... eu acho que são eles, mas à quem pense que são elas ...

Os eles


As elas


Da viagem nada a assinalar, uma hora e três quartos depois escavamos a fundear em frente ao Rosário e a preparar os Aux para nos levar a terra.

Vista do inicio do Rosário.


O inicio do desembarque.



Já em terra, todos ficaram espantados com a beleza do local, com a sua envolvente e com o Restaurante.


Sinal da satisfação, a grande maioria das pessoas, se não a totalidade fez questão de pedir os Contactos do restaurante para lá voltarem ...






O regresso foi feito na totalidade à vela, popa rio acima para os veleiros e num ápice para as lanchas de volta ao local de amarração.


À chegada, aguardávamos a simpatia do pessoal de apoio na Marina Parque das Nações e o entusiasmo da Filipa, que tinha regressado mais cedo, dando conta das opiniões positivas dos participantes.relativamente à equipa que organizou e levou a cabo mais este diferente passeio no estuário do nosso Tejo.






Vista do restaurante para a "frota" invasora, diz-se por lá que nunca tinham visto tantos veleiros juntos ali fundeados.



Uma amiginha do Francisco, a Daniela que não se conteve e foi à banhoca no momento de levantar ferro.


Uma palavra para a João e para o Zé, amigos que marcam sempre presença e que grande ajudam prestam .










Antes do programado "Rotta Paper" naútico, talvez possamos voltar ao Rosário ou à Ilha do Rato, desta vez para fazer um PickNic, que vos parece ??








Sem comentários:

Enviar um comentário