sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sines 2011

Como já vem sendo habitual, fomos passar uma semana de férias a Sines com o Blue Seven. 

Por muito que pretenda e que  planei uma jornada maior, até existiu a possibilidade de fazer o cruzeiro ao Porto Santo integrando a frota ANC, o máximo que consegui foi ir a Sines, melhores tempos e melhores navegações virão, é só uma questão de dar tempo ao tempo... 

A Francisco a tentar apanhar uma onda
Como seria de esperar, a semana foi curta, tendo em conta tudo o que gostaríamos de fazer, acabando rapidamente . Fica os bons momentos passados em família, no inicio os quatro, ao que se juntou os pais da Selma na Quinta-feira.

O Guilherme no BodyBoard
Tivemos bons dias de praia com os miúdos, fizemos umas belas surfadelas nas águas de S.Torpes, por vezes, quando o vento subiu, umas valentes velejadas de WindSurf.

O pai depois de uma onda
Sines é um local fantástico, se por um lado o ambiente náutico sente de momento, fruto da crise ou de outros problemas, um retrocesso, havia quem comentasse que já não se lembrava de tempos tão amorfos em Agosto, não deixa de ser verdade que toda a envolvente é muito náutica, não fosse aquela a terra do Vasco da Gama.
Sines à noite
Com o aparecimento da chuva na Quinta fizemos uma incursão por Porto Covo, Vila Nova de Mil Fontes e Azambujeira do Mar.

A mãe a caminho de um banho forçado
 não tive nada a ver com o sucedido :-)

A foto "sombra"  
Em Vila Nova de Mil Fontes, comecei logo a tirar medidas de cabeça para entrar por ali a dentro com o Blue Seven.

Vl.Nvª Mil Fontes
Dois veleiros fundeados em V.N.Mil Fontes
Apanhados desprevenidos e pelas costas...
Em conversa com locais e já anteriormente com o Oliveira do  Maião, que já lá entrou, foi-me dito que a entrada não é para brincadeiras e que, deve de ser feita, pelo menos a primeira vez, com apoio de uma pessoa residente que conhece os segredos como ninguém.


O entretem do Francisco, fazer equipas de futeol
Pais da Selma
Azambujeira do mar
Sábado, foi passado com o João, feliz proprietário do ketch de nome João Baleia, que inverna na Marina Parque das Nações e vai de férias para Sines...

Não obstante estarmos de férias, no Blue Seven, praticamente todos os dias existia a hora do estudo, com maior ou menor sacrifício a malta toda estudava

Tempo de estudo a bordo do BS
A viagem de regresso foi feita na companhia do Pedro Oliveira que tão bem conhece o BS e que mais uma vez me deu o privilégio da sua companhia.
Saímos às 7:00 am, conjuntamente com mais cinco barcos, três rumaram a Norte e dois a Sul.

Saída de Sines - 07:00 am

A viagem foi tranquila, vento fraco de NO, que mesmo assim nos ajudou a progredir, avistamos o Espichel pelas 12:30 pm.  a estibordo do Blue Seven.

Pedro de reboque 
Mar pela frente, com vento do porão
Spy pronto para  a eventualidade

Dai em diante, tivemos sempre vento, 12 a 15 nós de NNO, que deu para desligar motor e seguir velejanto até à Marina do Parque das Nações, que, desta fez, nos brindou com uma autentica invasão  de barcos estrangeiros.

É coisa para dizer " cadê os Portugas" ...

1 comentário:

  1. Vila Nova de Milfontes, faz parte da minha infância, obrigado pela visita.

    Saudações marítimas.

    ResponderEliminar